Passear pelas ruas de Caria é passear pela sua história. Em Caria, em cada rua, em cada casa, é possível observar marcas deixadas por populações anteriores. São os brasões, as datas, os elementos arquitectónicos reutilizados, os grafitos que atestam a passagem dos soldados franceses em 1808 aquando das Invasões. Já as marcas cruciformes presentes nas ombreiras de diversas portas, remetem-nos para uma primitiva presença judaica na vila.

É ver e maravilhar-se com igrejas e capelas (Igreja Paroquial de Caria, Capela de Santo António, Capela de Sant’Ana, São Marcos, Santo Antão), com casas senhoriais (Casa da Torre, Palacete dos Viscondes de Tinalhas, Solar Quevedo Pessanha, Casarão de Santa Constança, Solar dos Condes de Caria), com casas com história e tradição (Casa da Roda, Casa Etnográfica, Casa das Caras, Antiga Casa da Câmara), com as diversas fontes (Fonte do Prior, Fonte do Carvalho, Fonte de Sant’Ana, Fonte de São Sebastião, Fonte do Ruivo).

É caminhar por trilhos com paisagens de suster a respiração e querer gravar na memória. Salientamos os percursos de Santiago – Via Estrela e Via Portugal Nascente – marcamos com as tradicionais setas amarelas.

De referir também a Santa Bebiana, celebrada a 2 de dezembro, padroeira de todos os bêbados. Uma procissão com os andores de Santa Bebiana e São Martinho, com odes ao vinho e sátiras tornam esta festa a mais tradicional e peculiar da Vila.

Principais pontos de interesse

“Casa das Caras” e “Antiga Casa da Câmara”

A antiga “Casa da Câmara” ou também conhecida pela “Casa das Janelas Manuelinas” é uma casa quinhentista onde se terá instalado a Câmara do Concelho de Caria.

Saiba mais

Casa Condes de Caria

Edifício oitocentista de planta retangular simples, com dois pisos e uma fachada principal com portal central.

Saiba mais

Casa da Roda

O objetivo destas casas era o de acolher crianças ilegítimas e vulneráveis – os expostos ou enjeitados.

Saiba mais

Comments are closed.

Close Search Window