Caria
Uma Vila… dois Caminhos

Tiago “Maior”, foi um dos quatro primeiros discípulos de Jesus”, tendo sido assassinado cerca do ano de 44.

“De acordo com a tradição, após a morte de Cristo e a dispersão dos Apóstolos pelo mundo, Santiago foi pregar para regiões longínquas, passando algum tempo a evangelizar a Península Ibérica. Quando regressou à Palestina foi preso e decapitado e o seu corpo foi lançado aos cães. Dois dos seus discípulos, roubaram o corpo do mestre, embarcaram-no “num barco com tripulação angélica” e em sete dias chegaram a Padrón”, na Galiza (in Os caminhos de Santiago em Portugal, Ana Catarina Mendes).

Diz-se que os discípulos o sepultaram num bosque, na capital da Galiza Romana (Iria Flávia, no concelho de Padrón).

O corpo terá estado oculto durante 800 anos, e terá sido encontrado entre os anos 812 e 820. Devido à ocorrência de “fenómenos sobrenaturais” na zona do seu sepulcro, o bispo de Iria Flávia, mandou realizar escavações, tendo sido encontrada uma arca de mármore com os ossos do Santo.

Assim, desde o séc. IX, percorrendo diversos Caminhos, os peregrinos dirigem-se a Santiago de Compostela, para venerar o apóstolo São Tiago.

Para chegar a Santiago, em geral, os peregrinos utilizavam as vias que os romanos tinham construído, pois as mesmas haviam sido traçadas de maneira a que o destino fosse atingido da forma mais direta possível.

A Caria chegam dois Caminhos: a Via da Estrela e a Via Portugal Nascente, que se acredita, que foram utilizados pelos peregrinos para chegar a Santiago de Compostela.

A Via da Estrela segue a antiga estrada romana Iter ab Emerita Bracaram, conectando as cidades de Emerita Augusta (Mérida) capital da Lusitania, Norba Caesarina (Cáceres) e Bracara Augusta (Braga), capital da província de Gallaecia.

Ligando Cáceres a Viseu, esta via atravessa o rio Tejo através da ponte romana de Alcântara e percorre cerca de 200 km, 87 dos quais em Espanha. Poderá encontrar informação detalhada sobre as etapas em Espanha, no seguinte link:
https://turismotajointernacional.es/en/what-to-see/the-via-de-la-estrella/  
e sobre as etapas em Portugal:
https://aldeiadabemposta.pt/pt/viadaestrela

No concelho de Belmonte, freguesia de Caria, a Via inicia-se em Monte do Bispo. Logo à saída da aldeia, vira-se à direita, e seguindo as setas amarelas, chega-se à ribeira de Santa Ana (também conhecida como Ribeira de Valverdinho), que se atravessa através do pontão da “Lage do Freixo”. Segue-se para a Rua da Fonte do Carvalho, depois Rua da Fonte do Prior, e seguidamente até à Igreja Matriz de Caria.

Aqui juntam-se as duas Vias, e estas seguem pelo caminho da Fontinha (junto ao cemitério). Depois atravessa-se a circular a Caria, e segue-se em frente para atravessar a Ribeira de S. Sebastião (também conhecida como Ribeira das Inguias ou Ribeira de Caria), utilizando algumas pedras como apoios para os pés. O Caminho segue para Malpique, Belmonte e finalmente Colmeal da Torre.

Note-se que na época de Inverno, poderá não ser possível atravessar a Ribeira de Caria, e nesse caso deverá ser atravessada a ponte de São Sebastião/D. Maria e depois virar à direita, no sentido de Malpique.

A Via Portugal Nascente inicia-se em Tavira e segue o trajeto: Évora-Caria-Belmonte-Trancoso (onde se liga ao Caminho das Torres), é constituída por 33 Etapas, que totalizam 668 km. Embora, atualmente, a Via Nascente só esteja sinalizada a partir de Évora. Poderá encontrar as etapas do Caminho e informações úteis, nos seguintes links:
https://www.vialusitana.org/
https://cm-belmonte.pt/caminhosdesantiago/
https://fpcsantiago.pt/

A Via Nascente vinda de Peraboa, entra em Caria, pela Ponte de Santa Ana, e vai pela estrada até chegar ao Largo do Cruzeiro (Centro de Saúde), aí vira-se à direita, seguindo pela Rua Direita até à Casa da Torre, e depois até à igreja. Seguidamente, do Caminho é o mesmo que descrevemos, anteriormente, para a Via da Estrela.

No concelho de Belmonte não existe nenhum Albergue, os peregrinos têm sido recebidos pelo Agrupamento de Escuteiros de Belmonte, e na Santa Casa da Misericórdia (quarto cerca de 15/ 20 euros) ou para grupos poderá ser utilizado o pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte (contatar a Câmara Municipal).

Se pretender carimbar a sua Credencial do Peregrino poderá fazê-lo em Belmonte, na Igreja de Santiago, e em Caria na Casa da Torre e na Padaria Santos.

Texto de Graça Ribeiro

Comments are closed.

Close Search Window